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Tecnologia Digital Aplicada à Música

CONTEÚDO MANUAL ABLETON LIVE 10


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Manual em português com 613 páginas, organizadas em 34 capítulos, este manual explica todos os comandos e funções do Ableton Live 10, uma DAW para Mac e Windows que possibilita ao usuário compor, editar sua criação e mixar áudio digital e MIDI da forma como achar melhor. O Ableton Live permite criar, produzir e executar músicas facilmente em uma interface intuitiva. O Live mantém tudo em sincronia e funciona em tempo real, para que você possa reproduzir e modificar suas ideias musicais sem interromper o fluxo criativo.

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MANUAL DE REFERÊNCIA ABLETON LIVE 10
Seja bem-vindo ao Live........................................................................................................................7
1.1 A equipe Ableton deseja dizer:...................................................................................................7
1.2 Quais as novidades do Live 10?................................................................................................7
1.2.1 Novos dispositivos e melhorias..........................................................................................7
1.2.2 Capture MIDI.....................................................................................................................7
1.2.3 Edição de vários clips........................................................................................................8
1.2.4 Trilhas agrupadas aninhadas..............................................................................................8
1.2.5 Melhoras na edição do Arrangement..................................................................................8
1.2.6 Melhoras na automação......................................................................................................9
1.2.7 Melhoras na navegação....................................................................................................10
1.2.8 Melhoras na mixagem......................................................................................................10
1.2.9 Melhoras no Browser.......................................................................................................11
1.2.10 Melhoras na configuração..............................................................................................11
1.2.11 Melhoras no interface.....................................................................................................11
1.2.12 Melhoras no manejo de arquivos...................................................................................12
1.2.13 Atualizações de Max for Live........................................................................................13
1.2.14 Visualizações no dispositivo Push.................................................................................13
1.2.15 Disposição de notas em Push.........................................................................................13
1.2.16 Modo Clip MIDI de Push...............................................................................................13
1.2.17 Melhoras adicionais no Push..........................................................................................14 Primeiros passos.................................................................................................................................15
2.1 Familiarize-se com o Live.......................................................................................................15
2.1.1 Uso da vista Info e do Índice...........................................................................................15
2.2 Configuração de Preferências..................................................................................................16
2.3 A janela principal do Live........................................................................................................16 Autoração do Live..............................................................................................................................19
3.1 Perguntas frequentes sobre proteção de cópia.........................................................................19
3.1.1 Posso usar o Live ou outros produtos da Ableton sem um serial?...................................19
3.1.2 O que ocorre se eu alterar os componentes do meu equipamento?..................................19
3.1.3 Posso autorizar o Live mais de uma vez?........................................................................19
3.1.4 Posso reproduzir meu Set em um equipamento que não esteja autorizado?....................20
3.1.5 O que fazer se tiver dúvidas ou problemas relacionados com a proteção de cópia?.......20 Conceitos do Live...............................................................................................................................21
4.1 O Browser................................................................................................................................21
4.2 Live Sets..................................................................................................................................21
4.3 Arrangement e Session............................................................................................................22
4.4 Trilhas......................................................................................................................................22
4.5 Áudio e MIDI...........................................................................................................................24
4.6 Clips de áudio e samples..........................................................................................................24
4.7 Clips MIDI e arquivos MIDI...................................................................................................26
4.8 Dispositivos e Mixer................................................................................................................26
4.9 Presets e Racks.........................................................................................................................29
4.10 Routing (Encaminhamento)...................................................................................................29
4.11 Gravação de novos clips........................................................................................................30
www.musicaudio.net
601
4.12 Envelopes de automação........................................................................................................31
4.13 Envelopes de clip...................................................................................................................32
4.14 Controle remoto via MIDI e teclas........................................................................................32
4.15 Salvar e exportar....................................................................................................................33 Gestão de arquivos e sets....................................................................................................................35
5.1 Operação do Browser...............................................................................................................35
5.1.1 Aprendendo a hierarquia do Browser...................................................................................35
5.1.2 Baixar e Instalar Packs no Browser.................................................................................39
5.1.3 Pastas do Usuário.............................................................................................................41
5.1.4 Busca de arquivos............................................................................................................42
5.2 Arquivos de mostra..................................................................................................................45
5.2.1 O Cache de decodificação.....................................................................................................46
5.2.2 Arquivos de análises (.asd)...................................................................................................46
5.2.3 Exportação de Áudio e Vídeo...............................................................................................47 Opções Encoding (codificação)................................................................................................50
Opções de renderização de Video.............................................................................................51
5.3 Arquivos MIDI........................................................................................................................53
5.3.1 Exportação de arquivos MIDI..........................................................................................53
5.4 Live Clips.................................................................................................................................53
5.5 Live Sets..................................................................................................................................54
5.5.1 Criação, abertura e armazenamento de Sets.....................................................................54
5.5.2 Fundir Sets.......................................................................................................................55
5.5.3 Exportação de Clips da Session como novos Sets...........................................................56
5.5.4 Templates (modelos) de Set.............................................................................................56
5.5.5 Ver e alterar as referências de arquivos de um Live Set..................................................57
5.6 Projetos Live............................................................................................................................58
5.6.1 Projetos e Live Sets..........................................................................................................58
5.6.2 Projetos e Presets..................................................................................................................61
5.6.3 Administração de arquivos em um Projeto......................................................................61
5.7 Localização de arquivos não encontrados...............................................................................61
5.7.1 Reparação manual............................................................................................................62
5.7.2 Reparação automática......................................................................................................62
5.8 Recompilação de Arquivos externos........................................................................................63
5.8.1 Recompilar arquivos ao exportar.....................................................................................64
5.9 Localizar e Recompilar agregados em um...............................................................................64
5.10 Busca de arquivos não utilizados...........................................................................................65
5.11 Empacotar Projetos dentro de Packs......................................................................................65
5.12 Perguntas mais frequentes do File Manager..........................................................................66
5.12.1 Como crio um projeto?..................................................................................................66
5.12.2 Como posso salvar presets no meu projeto em curso?...................................................66
5.12.3 Posso trabalhar com várias versões de um Set?.............................................................66
5.12.4 Onde devo salvar meus Live Sets?.................................................................................66
5.12.5 Posso usar minha própria estrutura de pastas dentro de uma pasta de Projeto?............66 Vista Arrangement..............................................................................................................................67
6.2 Transporte................................................................................................................................68
6.3 Disparar Arrangement com localizadores................................................................................70
6.4 Alterações de Time Signature (tipo de compasso)...................................................................71
6.5 Modo Loop do Arrangement....................................................................................................73
6.6 Deslocar e redimensionar clips................................................................................................74
6.7 Fades e crossfades de clips de áudio........................................................................................74
6.8 Seleção de clips e trechos de tempo.........................................................................................76
6.9 Uso da grade de edição............................................................................................................78
www.musicaudio.net
6.10 Como são usados … os comandos de tempo.........................................................................78
602
6.11 Divisão de clips......................................................................................................................79
6.12 Consolidação de clips............................................................................................................80 Vista Session.......................................................................................................................................83
7.1 Clips da Vista Session..............................................................................................................83
7.2 Trilhas e Cenas.........................................................................................................................84
7.3 Os campos Status de trilha.......................................................................................................86
7.4 Configuração da grade da Vista Session..................................................................................87
7.4.1 Seleção ao Disparar..........................................................................................................88
7.4.2 Eliminação de botões Clip Stop.......................................................................................88
7.4.3 Edição de cenas................................................................................................................88
7.5 Gravação de seções no Arrangement.......................................................................................89
Vista Clip............................................................................................................................................93
8.1 A caixa Clip.............................................................................................................................96
8.1.1 Botão Ativador de Clip....................................................................................................96
8.1.2 Nome e cor do clip...........................................................................................................96
8.1.3 Compasso de um clip.......................................................................................................97
8.1.4 Seletor Clip Groove.........................................................................................................97
8.1.5 Clip Offset e Nudging......................................................................................................98
8.2 A caixa Sample........................................................................................................................99
8.2.1 Controles Warp.................................................................................................................99
8.2.2 Sample Loop/Region e Visor.........................................................................................100
8.2.3 Tono e ganho de clip......................................................................................................104
8.2.4 Edição destrutiva de samples.........................................................................................104
8.2.5 Como salvar os ajustes padrão de um clip com o mostra..............................................105
8.2.6 Interpolação de alta qualidade........................................................................................105
8.2.7 Fades de início e final de clip.........................................................................................106
8.2.8 Modo de clip RAM........................................................................................................107
8.2.9 Inversão de samples.......................................................................................................107
8.2.10 Recorte de clips de áudio.............................................................................................108
8.2.11 Substituição e edição do mostra...................................................................................108
8.3 A caixa Notes.........................................................................................................................109
8.3.1 Ferramentas de transformação.......................................................................................109
8.3.2 Alterações de programa e banco....................................................................................110
8.3.3 Loop/Região MIDI.........................................................................................................110
8.4. Ajustes padrão de clip e frequência de atualização...............................................................111 Audio Clips, Tempo e Warping........................................................................................................113
9.1 Tempo.....................................................................................................................................113
9.1.1 Ajustar o tempo..............................................................................................................113
9.1.2 Marcar o tempo manualmente........................................................................................113
9.1.3 Nudging ao Tempo.........................................................................................................114
9.2 Time-Warping Samples..........................................................................................................114
9.2.1 Tempo Master/Slave.......................................................................................................115
9.2.2 Marcadores Warp...........................................................................................................115
9.2.3 Utilização de marcadores Warp......................................................................................117
9.2.4 Quantização de Audio....................................................................................................123
9.3 Métodos de compressão e expansão de tempo......................................................................124
9.3.1 Modo Beats....................................................................................................................124
9.3.2 Modo Tones........................................................................................................................125
9.3.3 Modo Texture.................................................................................................................125
9.3.4 Modo Re-Pitch...............................................................................................................125
9.3.5 Modo Complex..............................................................................................................125
www.musicaudio.net
9.3.6 Modo Complex Pro........................................................................................................125
603
9.3.7 Modo REX.....................................................................................................................126 Edição de notas MIDI e velocities....................................................................................................127
10.1 Como criar um clip MIDI vazio..........................................................................................127
10.2 O editor MIDI......................................................................................................................127
10.3 Navegação e Transporte no MIDI Editor.............................................................................129
10.4 Edição MIDI........................................................................................................................131
10.4.1 Edição não destrutiva...................................................................................................131
10.4.2 Folding e Looping........................................................................................................131
10.4.3 Ajuste a Régua.............................................................................................................132
10.4.4 Edição de notas............................................................................................................132
10.4.5 Como alterar a duração de nota....................................................................................134
10.4.6 Os ...comandos de Tempo do editor MIDI...................................................................134
10.4.7 Quantização de notas....................................................................................................134
10.4.8 Edição de velocities......................................................................................................135
10.4.9 Esticamento (Stretch) de nota MIDI.................................................................................137
10.4.10 Cropping (Recorte) de Clips MIDI............................................................................138
10.4.11 Desativação de notas..................................................................................................138
10.4.12 As ferramentas de Transformação..............................................................................138
10.5 Edição de vários clips..........................................................................................................138
10.5.1 Edição na Vista Session...............................................................................................139
10.5.2 Edição na Vista Arrangement.......................................................................................139 Converter de áudio para MIDI.........................................................................................................141
1.1 Slice numa nova trilha MIDI.................................................................................................141
11.1.1 Ressequenciamento de fatia.........................................................................................143
11.1.2 Utilização de efeitos sobre as fatias.............................................................................143
11.2 Converter harmonia numa nova trilha MIDI.......................................................................143
11.3 Convert Melody numa nova trilha MIDI.............................................................................144
11.4 Converter baterias numa nova trilha MIDI..........................................................................144
11.5 Otimização para uma melhor qualidade de conversão.........................................................144 Utilização de Grooves......................................................................................................................147
12.1 Groove Pool.........................................................................................................................148
12.1.1 Ajuste dos parâmetros de Groove................................................................................148
12.1.2 Atribuição de Grooves.................................................................................................149
12.2 Edição de Grooves...............................................................................................................149
12.2.1 Extração de Grooves....................................................................................................150
12.3 Dicas sobre Groove..............................................................................................................150
12.3.1 Fazendo groove com uma única voz............................................................................150
12.3.2 Quantização não destrutiva..........................................................................................150
12.3.3 Criação de texturas com aleatoriedade.........................................................................150 Como disparar clips..........................................................................................................................153
13.1 A caixa Launch.....................................................................................................................153
13.2 Modos de disparo.................................................................................................................153
13.3 Quantização de disparo de Clip...........................................................................................154
13.4 Velocity................................................................................................................................155
13.5 Modo Legato........................................................................................................................155
13.6 Follow Actions (Ações de Seguimento)..............................................................................156
13.6.1 Reprodução em loop de partes de um clip...................................................................157
13.6.2 Criação de ciclos..........................................................................................................158
13.6.3 Reprodução temporária de clips em loop.....................................................................158
13.6.4 Como adicionar variações em sincronismo..................................................................159
13.6.5 Mixagem de melodias e ritmos....................................................................................159
13.6.6 Criação de estruturas no repetitivas.............................................................................159
Routing e E/S....................................................................................................................................161
14.1 Monitoração.........................................................................................................................161
14.2 Entrada/Saída áudio externo................................................................................................162
14.2.1 Conversões Mono/Estéreo...........................................................................................163
14.3 Entrada/Saída MIDI externo................................................................................................163
14.3.1 A lista das portas MIDI em Preferências......................................................................163
14.3.2 Reprodução de MIDI com o teclado do computador...................................................164
14.3.3 Conexão de sintetizadores externos.............................................................................164
14.3.4 Indicadores de entrada/saída MIDI..............................................................................165
14.4 Routing de aplicações ReWire escravas..............................................................................165
14.5 Resampling..........................................................................................................................166
14.6 Roteamentos internos...........................................................................................................167
14.6.1 Pontos de encaminhamento interno.............................................................................168
14.6.2 Utilização do encaminhamento interno........................................................................170
Uso de plug-ins de instrumentos multitimbrais......................................................................175
Mixing (Mixagem)...........................................................................................................................179
15.1 O mixer do Live...................................................................................................................179
15.1.1 Características do mixer em Session............................................................................181
15.2 Trilhas de áudio e MIDI.......................................................................................................182
15.3 Group Tracks (agrupar trilhas).............................................................................................183
15.4 Trilhas de retorno e a trilha Master......................................................................................184
15.5 O Crossfader do Live...........................................................................................................185
15.6 Solo e Cueing (preview)......................................................................................................188
15.7 Track Delays........................................................................................................................189 Gravação de novos clips...................................................................................................................191
16.1 Seleção de entrada...............................................................................................................191
16.2 Armar trilhas (para gravação)..............................................................................................192
16.3 Gravação..............................................................................................................................192
16.3.1 Gravação no Arrangement............................................................................................193
16.3.2 Gravação nos slots da Session.....................................................................................194
16.3.3 Gravação de patterns MIDI em modo Overdub...........................................................195
16.3.4 Gravação MIDI por passos..........................................................................................195
16.4 Gravação sincronizada.........................................................................................................196
16.4.1 Ajustes de metrônomo..................................................................................................197
16.5 Gravação de notas MIDI quantizadas..................................................................................198
16.6 Gravação com Count-in.......................................................................................................198
16.7 Configuração de tipos de arquivo........................................................................................198
16.8 Onde ficam os samples gravados?.......................................................................................199
16.9 Uso de controle remoto para gravação................................................................................199
16.10 Capture MIDI (Capturando MIDI)....................................................................................200
16.10.1 Iniciar um novo Live Set............................................................................................201
16.10.2 Adicionar material em um Live Set existente............................................................201 Uso de instrumentos e efeitos...........................................................................................................203
17.1 Uso de dispositivos Live......................................................................................................204
17.1.1 Presets dos dispositivos do Live..................................................................................207
17.2 Uso dos plug-ins..................................................................................................................211
17.2.1 Plug-ins na Vista Dispositivo.......................................................................................213 Visualização de painéis de plug-in na janelas separadas........................................................214
17.3 Plugin-ins VST....................................................................................................................216
17.3.1 A pasta de plug-ins VST...............................................................................................216
17.3.2 Presets e Bancos VST..................................................................................................217
17.4 Plug-ins Audio Units............................................................................................................218
17.5 Compensação de Atraso de Dispositivo (Device Delay Compensation).............................220 Racks de instrumentos, bateria e efeitos...........................................................................................221
18.1 Uma vista geral dos Racks...................................................................................................221
18.1.1 Fluxo de sinal e cadeias de dispositivos em paralelo...................................................221
18.1.2 Controles Macro...........................................................................................................222
18.2 Criação de Racks.................................................................................................................222
18.3 Vista geral dos Racks...........................................................................................................223
18.4 Chain List.............................................................................................................................225
18.4.1 Auto Select...................................................................................................................226
18.5 Zonas....................................................................................................................................226
18.5.1 Fluxo de sinal através das Zonas..................................................................................227
18.5.2 Key Zones....................................................................................................................227
18.5.3 Velocity Zones..............................................................................................................228
18.5.4 Zonas de seleção de Cadeia..........................................................................................228
18.6 Racks de bateria...................................................................................................................230
18.6.1 A Vista Pad...................................................................................................................231
18.7 Utilização dos Macro Controls............................................................................................233
18.8 Mixando com os Racks........................................................................................................234
18.8.1 Extração de cadeias......................................................................................................235 Automação e edição de envelopes....................................................................................................237
19.1 Gravação da automação na Vista Arrangement...................................................................237
19.2 Gravação da automação na Vista Session............................................................................238
19.2.1 Modos de gravação de automação em Session............................................................239
19.3 Eliminação da automação....................................................................................................239
19.4 Sobrescrever dados de automação.......................................................................................239
19.5 Traçado e edição de dados de automação............................................................................240
19.5.1 Traçado de envelopes...................................................................................................241
19.5.2 Edição de pontos de envelope......................................................................................242
19.5.3 Bloqueio de envelopes.................................................................................................244
19.5.4 Comandos do menu Edit..............................................................................................244
19.5.5 Edição da automação de tempo....................................................................................244 Envelopes de clip..............................................................................................................................247
20.1 O Editor de envelopes de clip..............................................................................................247
20.2 Envelopes de clip áudio.......................................................................................................248
20.2.1 Os envelopes de clip são não-destrutivos.....................................................................248
20.2.2 Alteração de tonalidade e afinação por nota................................................................248
20.2.3 Para silenciar ou atenuar notas de um sample..............................................................249
20.2.4 Reordenação de beats...................................................................................................250
20.2.5 Uso de clips como modelo...........................................................................................251
20.3 Envelopes de clip de Mixer e Dispositivo...........................................................................251
20.3.2 Modulação do pan........................................................................................................252
20.3.3 Modulação de controles de dispositivos......................................................................252
20.4 Envelopes do Clip do controlador MIDI.............................................................................253
20.5 Como desvincular envelopes de clip de seus clips associados............................................253
20.5.1 Programação de um fade-out em um Live Set.............................................................253
20.5.2 Criação de loops longos a partir de loops curtos..........................................................254
20.5.3 Aplicação de patterns rítmicos nos samples.................................................................255
20.5.4 Uso dos envelopes de clip como LFOs........................................................................255
20.5.5 Aplicar Warping ou envelopes linkados.......................................................................255 Trabalhar com Vídeo........................................................................................................................257
21.1 Importação de Vídeo............................................................................................................257
21.2 Aparência de Vídeo no Live................................................................................................257
21.2.1 Video Clips na Vista Arrangement...............................................................................257
21.2.2 A janela Video..............................................................................................................258
21.2.3 Vista Clip......................................................................................................................258
21.3 Ajustando o som ao vídeo....................................................................................................259
21.4 Truques de reajuste de Vídeo...............................................................................................260
Manual de referência dos efeitos de áudio do Live..........................................................................263
22.1 Amp......................................................................................................................................263
22.1.1 Dicas sobre Amp..........................................................................................................264
22.2 Auto Filter............................................................................................................................265
22.3 Auto Pan...............................................................................................................................268
22.4 Beat Repeat..........................................................................................................................269
22.5 Cabinet.................................................................................................................................270
22.5.1 Dicas sobre Cabinet.....................................................................................................271
22.6 Chorus..................................................................................................................................272
22.7 Compressor..........................................................................................................................273
22.7.1 Parâmetros Sidechain........................................................................................................276
22.7.2 Dicas de compressão....................................................................................................277
22.7.3 Atualização do Modo Legacy.......................................................................................277
22.8 Corpus..................................................................................................................................278
22.9 Drum Buss...........................................................................................................................281
22.10 Dynamic Tube....................................................................................................................283
22.11 Echo...................................................................................................................................284
22.11.1 A aba Echo..................................................................................................................285
22.11.2 A aba Modulation.......................................................................................................286
22.11.3 A aba Character..........................................................................................................287
22.11.4 Controles globais........................................................................................................287
22.12 EQ Eight............................................................................................................................288
22.13 EQ Three............................................................................................................................290
22.14 Erosion...............................................................................................................................291
22.15 O efeito External Audio.....................................................................................................292
22.16 Filter Delay........................................................................................................................293
22.17 Flanger...............................................................................................................................294
22.18 Frequency Shifter...............................................................................................................295
22.18.1 Dicas sobre Frequency Shifter...................................................................................297
22.19 Gate....................................................................................................................................298
22.20 Glue Compressor...............................................................................................................300
22.20.1 Parâmetros Sidechain.................................................................................................301
22.21 Grain Delay........................................................................................................................302
22.22 Limiter...............................................................................................................................303
22.23 Looper................................................................................................................................304
22.23.1 Roteamento de Retroalimentação (feedback)............................................................308
22.24 Multiband Dynamics..........................................................................................................309
22.24.1 Teoria do processamento de dinâmica............................................................................309
22.24.2 Interface e controles...................................................................................................311
22.24.3 Parâmetros Sidechain.................................................................................................313
22.24.4 Dicas sobre Multiband Dynamics..............................................................................313
22.25 Overdrive...........................................................................................................................314
22.26 Pedal...................................................................................................................................315
22.26.1 Dicas e truques com Pedal.........................................................................................317
22.27 Phaser.................................................................................................................................318
22.28 Ping Pong Delay................................................................................................................319
22.29 Redux.................................................................................................................................320
22.30 Resonators..........................................................................................................................321
22.31 Reverb................................................................................................................................322
22.31.1 Processamento do sinal de entrada.............................................................................322
22.31.2 Reflexões iniciais.......................................................................................................322
22.31.3 Ajustes globais...........................................................................................................323
22.31.4 Diffusion Network.....................................................................................................323
22.31.5 Saída...........................................................................................................................323
22.32 Saturator.............................................................................................................................324
22.33 Simple Delay......................................................................................................................325
22.34 Spectrum............................................................................................................................326
22.35 Tuner (afinador).................................................................................................................328
22.36 Utility.................................................................................................................................330
22.37 Vinyl Distortion.................................................................................................................331
22.38 Vocoder..............................................................................................................................332
22.38.1 Dicas sobre Vocoder...................................................................................................334 Efeitos MIDI do Live.......................................................................................................................337
23.1 Arpeggiator..........................................................................................................................337
23.1.1 Seções Style e Rate......................................................................................................337
23.1.2 Seções Transposition e Velocity...................................................................................340
23.2 Chord...................................................................................................................................340
23.3 Duração de nota...................................................................................................................341
23.4 Pitch.....................................................................................................................................342
23.5 Random................................................................................................................................342
23.6 Scale.....................................................................................................................................343
23.7 Velocity................................................................................................................................344 Manual de referência dos instrumentos do Live...............................................................................345
24.1 Analog..................................................................................................................................345
24.1.1 Arquitetura e interface..................................................................................................346
24.1.2 Osciladores........................................................................................................................346
24.1.3 Gerador de ruído..........................................................................................................348
24.1.4 Filtros................................................................................................................................349
24.1.5 Amplificadores..................................................................................................................350
24.1.6 Envelopes.....................................................................................................................350
24.1.7 LFOs.............................................................................................................................352
24.1.8 Parâmetros globais............................................................................................................352
24.2 Collision...............................................................................................................................354
24.2.1 Arquitetura e interface..................................................................................................354
24.2.2 Aba Excitator................................................................................................................355 A seção Noise..........................................................................................................................356
24.2.3 Abas Resonator............................................................................................................357
24.2.4 Aba LFO.......................................................................................................................360
24.2.5 Aba MIDI.....................................................................................................................361
24.2.6 Dicas sobre projeto de som..........................................................................................362
24.3 Electric.................................................................................................................................363
24.3.1 Arquitetura e interface..................................................................................................364
24.3.2 Seção do Martelo.........................................................................................................364
24.3.3 Seção do diapasão........................................................................................................364
24.3.4 Seção Damper..............................................................................................................365
24.3.5 Seção Pickup................................................................................................................365
24.3.6 Seção Global................................................................................................................366
24.4 Instrumento Externo............................................................................................................366
24.5 Impulse.................................................................................................................................368
24.5.1 Slots dos samples.........................................................................................................368
24.5.2 Start, Transpose e Stretch.............................................................................................369
24.5.3 Filtro.............................................................................................................................369
24.5.4 Saturator e Envelope....................................................................................................369
24.5.5 Panorama e Volume......................................................................................................370
24.5.6 Controles globais..........................................................................................................370
24.5.7 Saídas individuais........................................................................................................370
24.6 Operator...............................................................................................................................371
24.6.1 Aspectos gerais.............................................................................................................371
24.6.2 Seção do Oscilador.......................................................................................................373
24.6.3 Seção LFO....................................................................................................................374
24.6.4 Envelopes.....................................................................................................................375
24.6.5 Seção do Filtro.............................................................................................................376
24.6.6 Controles globais..........................................................................................................377
24.6.7 Glide (deslizamento) e Spread (difusão)......................................................................378
24.6.8 Estratégias para economizar recursos da CPU.............................................................378
24.6.9 Finalmente…................................................................................................................378
24.6.10 Lista completa de parâmetros.....................................................................................379
24.7 Sampler................................................................................................................................386
24.7.1 Iniciando o Sampler.....................................................................................................387
24.7.2 Multisampling..............................................................................................................387
24.7.3 Opções da barra de título..............................................................................................388
24.7.4 Abas do Sampler..........................................................................................................389
24.7.5 Aba Zone......................................................................................................................389
24.7.6 Aba Sample..................................................................................................................395
24.7.7 Aba Pitch/Osc...............................................................................................................400
24.7.8 Aba Filter/Global..........................................................................................................402
24.7.9 Aba Modulation............................................................................................................405
24.7.10 Aba MIDI...................................................................................................................408
24.7.11 Importação de Multisamples de outros fabricantes....................................................408
24.8 Simpler.................................................................................................................................409
24.8.1 Modos de reprodução...................................................................................................410
24.8.2 Controles Warp.............................................................................................................414
24.8.3 Filtro.............................................................................................................................415
24.8.4 Envelopes.....................................................................................................................417
24.8.5 LFO..............................................................................................................................418
24.8.6 Parâmetros globais.......................................................................................................418
24.8.7 Opções do menu de contexto.......................................................................................419
24.8.8 Estratégias para economizar recursos da CPU.............................................................420
24.9 Tension.................................................................................................................................420
24.9.1 Arquitetura e interface..................................................................................................421
24.9.2 Aba String....................................................................................................................421
24.9.3 Aba Filter/Global..........................................................................................................428
24.9.4 Dicas sobre projetos sonoros........................................................................................430
24.10 Wavetable...........................................................................................................................431
24.10.1 A síntese Wavetable....................................................................................................431
24.10.2 Osciladores.................................................................................................................431
24.10.3 Sub Oscillator.............................................................................................................433
24.10.4 Os filtros.....................................................................................................................433
24.10.5 A aba Matrix...............................................................................................................435
24.10.6 A aba Mod Sources....................................................................................................436
24.10.7 A aba MIDI.................................................................................................................438
24.10.8 Controles Global e Unison.........................................................................................439
Max for Live.....................................................................................................................................441
25.1 Utilização de dispositivos....................................................................................................441
25.2 Edição de dispositivos Max for Live...................................................................................441
25.3 Dependências dp Max..........................................................................................................443
25.4 Aprendizagem de Programação no Max..............................................................................443 Dispositivos Max for Live................................................................................................................445
26.1 Instrumentos Max for Live..................................................................................................445
26.1.1 DS Clang......................................................................................................................445
26.1.2 DS Clap........................................................................................................................446
26.1.3 DS Cymbal........................................................................................................................446
26.1.4 DS Fm..........................................................................................................................447
26.1.5 DS HH..........................................................................................................................448
26.1.6 DS Kick.............................................................................................................................448
26.1.7 DS Sampler..................................................................................................................449
26.1.8 DS Snare......................................................................................................................450
26.1.9 DS Tom........................................................................................................................450
26.2 Efeitos de áudio Max for Live.............................................................................................451
26.2.1 Envelope Follower.......................................................................................................451
26.2.2 LFO..............................................................................................................................452
26.2.3 Shaper...........................................................................................................................453
26.3 Efeitos MIDI Max for Live..................................................................................................454
26.3.1 Envelope (Envelope)....................................................................................................454
26.3.2 Expression Control.......................................................................................................455
26.3.3 Note Echo.....................................................................................................................456 Controle remoto MIDI e por teclado................................................................................................457
27.1 Controle remoto MIDI.........................................................................................................457
27.1.1 Superfícies de controle suportadas em modo nativo....................................................457
27.1.2 Configuração manual da superfície de controle...........................................................459
27.1.3 Modo Takeover............................................................................................................460
27.2 Browser Mapping................................................................................................................461
27.2.1 Atribuição de controle remoto MIDI...........................................................................461
27.2.2 Mapeamento a notas MIDI...............................................................................................462
27.2.3 Mapeamento a controladores MIDI absolutos.............................................................462
27.2.4 Mapeamento a controladores MIDI relativos..............................................................463
27.2.5 Controle Remoto do Teclado do Computador..............................................................465 Push..................................................................................................................................................467
28.1 Configuração........................................................................................................................467
28.2 Navegando e carregando sons..............................................................................................467
28.3 Reprodução e programação de ritmos.................................................................................469
28.3.1 Seletor de loop.............................................................................................................470
28.3.2 Modo 16 velocities.......................................................................................................471
28.3.3 Modo 64-Pad................................................................................................................471
28.3.4 Carregar baterias individuais........................................................................................471
28.3.5 Sequenciamento por passos.........................................................................................472
28.3.6 Gravação em tempo real...............................................................................................475
28.3.7 Gravação de duração fixa.............................................................................................477
28.4 Opções adicionais de gravação............................................................................................477
28.4.1 Gravação com Repeat..................................................................................................477
28.4.2 Quantização......................................................................................................................478
28.5 Tocar melodias e harmonias.................................................................................................479
28.5.1 Tocando em outras escalas...........................................................................................481
28.6 Sequenciamento por passos de Melodias e Harmonias.......................................................483
28.6.1 Ajuste de Loop Length (duração do loop)...................................................................484
28.7 Melodic Sequencer + 32 Notes............................................................................................485
28.7.1 32 Notes.......................................................................................................................485
28.7.2 Sequenciador................................................................................................................486
28.8 Navegar no modo Note........................................................................................................487
28.9 Controle dos instrumentos e efeitos do Live.......................................................................488
28.10 Mixando com Push............................................................................................................489
28.11 Gravação de automação.....................................................................................................490
28.12 Sequenciamento por passos...............................................................................................491
28.12.1 Parâmetros específicos de notas.................................................................................491
28.12.2 Automação por passo.................................................................................................492
28.13 Controle da Vista Session do Live.....................................................................................492
28.13.1 Vista geral da Session.................................................................................................493
28.14 Configuração de Preferências............................................................................................494
28.15 Referência de controle do Push.........................................................................................496
Touch Strip..............................................................................................................................504
Push 2...............................................................................................................................................507
29.1 Configuração........................................................................................................................507
29.2 Navegando e carregando sons..............................................................................................508
29.3 Reprodução e programação de ritmos..................................................................................511
29.3.1 Seletor de loop.............................................................................................................512
29.3.2 Modo 16 velocities.......................................................................................................513
29.3.3 Modo 64-Pad................................................................................................................514
29.3.4 Carregar baterias individuais........................................................................................514
29.3.5 Sequenciamento por passos.........................................................................................517
29.3.6 Gravação em tempo real...............................................................................................520
29.3.7 Gravação de duração fixa.............................................................................................522
29.4 Opções adicionais de gravação............................................................................................523
29.4.1 Gravação com Repeat..................................................................................................523
29.4.2 Quantização......................................................................................................................524
29.4.3 Gravação na Arrangement............................................................................................524
29.5 Tocar melodias e harmonias.................................................................................................525
29.5.1 Tocando em outras escalas...........................................................................................527
29.6 Sequenciamento por passos de Melodias e Harmonias.......................................................529
29.6.1 Ajuste de Loop Length (duração do loop)...................................................................530
29.7 Melodic Sequencer + 32 Notes............................................................................................532
29.7.1 32 Notes.......................................................................................................................532
29.7.2 Sequenciador................................................................................................................533
29.8 Trabalhar com samples........................................................................................................534
29.8.1 Modo de reprodução Classic........................................................................................536
29.8.2 Modo One-Shot............................................................................................................537
29.8.3 Modo Slicing................................................................................................................538
29.9 Navegar no modo Note........................................................................................................540
29.10 Uso de instrumentos e efeitos............................................................................................541
29.10.1 Adicionar, eliminar e reorganizar dispositivos...........................................................543
29.10.2 Trabalhando com Racks.............................................................................................544
29.11 Controle de trilha e mixagem.............................................................................................546
29.11.1 Mixagem de Rack e Group Track..............................................................................548
29.12 Gravação de automação.....................................................................................................549
29.13 Sequenciamento por passos...............................................................................................550
29.14 Modo Clip..........................................................................................................................551
29.14.1 Uso de trilhas MIDI no Modo Clip............................................................................552
29.14.2 Disposições de interpretação em tempo real..............................................................553
29.14.3 Disposições de sequenciamento.................................................................................553
29.14.4 Parâmetros específicos de notas.................................................................................554
29.15 Controle da Vista Session do Live.....................................................................................555
29.15.1 Vista geral da Session.................................................................................................557
29.16 Menu Setup........................................................................................................................557
29.17 Referência de controle do Push 2......................................................................................559 Link, Sincronismo e ReWire............................................................................................................565
30.1 Configuração de Link..........................................................................................................565
30.2 Uso de Link..........................................................................................................................566
30.3 Sincronismo através do MIDI..............................................................................................567
30.3.1 Sincronismo de dispositivos MIDI externos com Live................................................567
30.3.2 Sincronismo do Live com dispositivos MIDI externos...............................................568
30.3.3 Sync Delay...................................................................................................................569
30.4 Conexão através do ReWire.................................................................................................569
30.4.1 Uso do Live em modo master ReWire.........................................................................570
30.4.2 Uso do Live em modo escravo ReWire.......................................................................570
30.4.3 Mais informação sobre ReWire....................................................................................570 Recursos e estratégias para uso de áudio no computador.................................................................571
31.1 Gestão da carga da CPU......................................................................................................571
31.1.1 Carga da CPU ocasionada por áudio multicanal..........................................................571
31.1.2 Carga da CPU ocasionada por trilhas e dispositivos....................................................572
31.1.3 Congelar trilha..............................................................................................................572
31.2 Gerenciamento da carga de disco........................................................................................574 Ficha informativa de áudio...............................................................................................................575
32.1 Testes e metodologia............................................................................................................575
32.2 Operações neutras................................................................................................................575
32.2.1 Renderização sem distorção.........................................................................................575
32.2.2 Coincidindo taxa de amostragem/sem transporte........................................................576
32.2.3 Warping com Beats/Tones/Texture/Re-Pitch sem esticamento....................................576
32.2.4 Combinação de sinais em pontos únicos da mixagem.................................................576
32.2.5 Gravação de sinais externos (resolução de bit >/= conversor A/D).............................577
32.2.6 Gravação de fontes internas a 32 bit............................................................................577
32.2.7 Congelar, Consolidar....................................................................................................577
32.2.8 Efeitos anulados...........................................................................................................578
32.2.9 Roteamento (Routing)..................................................................................................578
32.2.10 Divisão de clips..........................................................................................................578
32.3 Operações não neutras.....................................................................................................579
32.3.1 Reprodução nos modos Complex e Complex Pro.......................................................579
32.3.2 Conversão/transporte da taxa de amostragem..............................................................579
32.3.3 Automação de volume..................................................................................................579
32.3.4 Dithering......................................................................................................................580
32.3.5 Gravação de sinais externas (resolução de bit < conversor A/D)................................580
32.3.6 Gravação de fontes internas abaixo de 32 bit...............................................................580
32.3.7 Consolidar....................................................................................................................580
32.3.8 Fades de Clip................................................................................................................580
32.3.9 Panning (Panoramização)............................................................................................580
32.3.10 Grooves......................................................................................................................581
32.4 Dicas para conseguir uma qualidade de som ótima no Live................................................581
32.5 Resumo e conclusões...........................................................................................................581
Fixa técnica MIDI.............................................................................................................................583
33.1 O comportamento MIDI ideal..............................................................................................583
33.2 Problemas de temporização MIDI.......................................................................................583
33.3 As soluções MIDI do Live...................................................................................................584
33.4 Variáveis fora do controle do Live.......................................................................................585
33.5 Dicas para conseguir um rendimento MIDI ótimo..............................................................587
33.6 Resumo e conclusões...........................................................................................................587 Atalhos de teclado............................................................................................................................589
34.1 Mostrar/ocultar Vistas (Views)............................................................................................589
34.2 Acesso aos menus................................................................................................................589
34.3 Ajuste de valores..................................................................................................................590
34.4 Navegação............................................................................................................................590
34.5 Transporte............................................................................................................................591
34.6 Edição..................................................................................................................................591
34.7 Manípula de Loop e Marcadores de início e final...............................................................592
34.8 Comandos da Vista Session.................................................................................................592
34.9 Comandos da Vista Arrangement.........................................................................................593
34.10 Comandos de trilha............................................................................................................593
34.11 Comandos de envelopes.....................................................................................................594
34.12 Modo Key/MIDI Map e o teclado MIDI do computador..................................................594
34.13 Zoom, vista e seleção.........................................................................................................595
34.14 Visor de sample da vista Clip.............................................................................................595
34.15 Editor MIDI da vista Clip..................................................................................................596
34.16 Ajuste na régua e desenhar.................................................................................................597
34.17 Quantização Global............................................................................................................597
34.18 Comandos de Set e programa............................................................................................597
34.19 Gerenciamento de Plug-Ins e dispositivos.........................................................................598
34.20 Utilização do menu de contexto.........................................................................................598

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